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Solicitar Memantina para Tratamento da Doença de Alzheimer

Permite solicitar o medicamento Memantina para tratar a Doença de Alzheimer. O atendimento é ambulatorial e segue os critérios dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. O remédio é fornecido pelos Núcleos Regionais de Assistência Farmacêutica (NRAF), conforme o diagnóstico e plano de tratamento da pessoa.

  • Pessoa Física - Indivíduos com diagnóstico de Doença de Alzheimer conforme requisitos de CID: Possuir diagnóstico de Doença de Alzheimer (CID F00.0, F00.1, F00.2,G30.0, G30.1, G30.8).
  • Este serviço pode ser solicitado de forma presencial ou digital.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O SERVIÇO:

Nova solicitação:

  • Documento de identificação com foto, exceto para indígena ou penitenciário;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Cartão nacional de saúde - CNS (Cartão do SUS);
  • Comprovante de residência, exceto para indígena ou penitenciário;
  • Laudo para solicitação de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica (LME);
  • Prescrição médica;
  • Termo de esclarecimento e responsabilidade - TER;
  • Cartão vacinal com cobertura atualizada;
  • Laudo contendo descrição clínica dos sinais e sintomas, incluindo a duração dos sintomas, histórico de tratamentos já utilizados e a duração de cada um, as articulações acometidas, além de comorbidades do paciente;
  • Exame de dosagem de Ácido fólico (folato);
  • Exame de dosagem de Alanina aminotransferase - ALT (glutâmico pirúvica - TGP);
  • Exame de dosagem de Aspartato aminotransferase - AST (glutâmico oxaloacética - TGO);
  • Exame de dosagem de Cálcio total sérico;
  • Exame de dosagem de Creatinina sérica;
  • Exame de dosagem de Glicose de jejum;
  • Exame de dosagem de Potássio sérico;
  • Exame de dosagem de Sódio sérico;
  • Exame de dosagem de TSH;
  • Exame de dosagem de Vitamina B12;
  • Exame de Hemograma completo;
  • Exame de sorologia para LUES (VDRL);
  • Laudo de Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética do encéfalo.

Adequação:

  • Laudo para solicitação de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica (LME);
  • Prescrição médica;
  • Termo de esclarecimento e responsabilidade - TER;
  • Cartão vacinal com cobertura atualizada;
  • Laudo contendo descrição clínica dos sinais e sintomas, incluindo a duração dos sintomas, histórico de tratamentos já utilizados e a duração de cada um, as articulações acometidas, além de comorbidades do paciente;
  • Exame de dosagem de Ácido fólico (folato);
  • Exame de dosagem de Alanina aminotransferase - ALT (glutâmico pirúvica - TGP);
  • Exame de dosagem de Aspartato aminotransferase - AST (glutâmico oxaloacética - TGO);
  • Exame de dosagem de Cálcio total sérico;
  • Exame de dosagem de Creatinina sérica;
  • Exame de dosagem de Glicose de jejum;
  • Exame de dosagem de Potássio sérico;
  • Exame de dosagem de Sódio sérico;
  • Exame de dosagem de TSH;
  • Exame de dosagem de Vitamina B12;
  • Exame de Hemograma completo;
  • Exame de sorologia para LUES (VDRL);
  • Laudo de Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética do encéfalo.

A entrega dos exames/documentos listados abaixo depende da situação clínica do paciente. Esses podem ser exigidos pela unidade de saúde para que a avaliação da sua solicitação seja concluída. Verifique com seu médico a necessidade de entrega desses exames/documentos conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, específico para sua situação clínica.

Exames:

  • Exame de HIV em pacientes com menos de 60 anos.

 

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO DIGITAL: 

  1. Acessar o Portal de Serviços;
  2. Preencher requerimento digital do serviço;
  3. Anexar documentos e encaminhar os documentos necessários;
  4. Atender eventuais pendência;
  5. Acompanhar cronograma de entrega;
  6. Receber o Medicamento solicitado.

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO PRESENCIAL:

  1. Comparecer a Núcleo Regional de Assistência Farmacêutica - NRAF;
  2. Apresentar documentos;
  3. Acompanhar cronograma no Núcleo Regional de Assistência Farmacêutica - NRAF;
  4. Atender eventuais pendências;
  5. Receber Medicamento solicitado.
Secretaria da Saúde (SESAU)
Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF)
  • Telefone: (63) 3218 3200.
  • Endereço: Quadra 104 Norte, Avenida LO-04, conjunto 04, lote 46, Centro, Cep 77.006-032.

Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará:

  • Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
  • idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • pessoas com deficiência;
  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas com crianças de colo e obesos.
  • pessoas com transtorno do espectro autista;
  • pessoas com mobilidade reduzida;
  • doadores de sangue.
  • Digital: Imediato.
  • Presencial: até 40 minutos, conforme ordem de chegada.
  • Até 60 dias.
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  • Não há taxas para este serviço.
  • Ao solicitar o serviço, verifique se a documentação está completa e atende aos requisitos para solicitação.
  • Fique atento às notificações de pendência que possam surgir.

Conheça mais sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias do Tocantins em: https://www.to.gov.br/cge/ouvidoria-geral-do-estado/5ucazpoed99m

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Saúde (SESAU)
Setor/Departamento: Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF)
Favoritar:
Simplificar serviço