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Solicitar Carteira de Identificação para Autistas (CIPTEA)

Este serviço permite que você obtenha a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A CIPTEA garante atenção integral e pronto atendimento. Ela também dá prioridade no acesso a serviços públicos e privados. Você terá prioridade em áreas como saúde, educação e assistência social.

Ela também vale em locais como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas. A CIPTEA não substitui outros documentos exigidos por lei. Ela também não substitui requisitos para acessar serviços ou benefícios específicos.

  • Pessoa física deverá atender os seguintes requisitos:
    • Ser pessoa com Transtorno do Espectro Autista com laudo médico;
    • moradora do Estado do Tocantins.

 

Observação: No laudo médico deverá constar o CID (Classificação Internacional de Doenças) correspondente e identificação do Médico com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Este serviço pode ser solicitado de forma presencial ou digital.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O SERVIÇO:

- Para o paciente:

  • Foto digitalizada 3x4 (Fundo claro, sem acessórios como bonés, óculos ou outros que atrapalhem a visualização, a postura deve estar correta com a coluna bem alinhada. A cabeça não deve ficar erguida, alinhe o queixo próximo ao peito);
  • laudo médico digitalizado contendo dados da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, CID - Classificação Estatística; Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde e identificação do médico com CRM;
  • comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, 90 dias);
  • Comprovante de Tipagem Sanguínea (exame que mostra seu tipo de sangue e o fator Rh, que indica se o sangue é positivo ou negativo. Ele pode ser emitido por laboratórios, hospitais ou estar em documentos oficiais).

 

- Para o responsável:

  • Documento oficial de identificação com foto (frente e verso). 

 

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO DIGITAL:

  1. Acessar o Portal de Serviços; 
  2. preencher Requerimento Digital;
  3. preencher o cadastro com os dados da pessoa com Transtorno do Espectro Autista; 
  4. anexar e encaminhar documentos necessários da pessoa com Transtorno do Espectro Autista; 
  5. atender as pendências que possam surgir; 
  6. aguardar resposta sobre o pedido.

 

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO PRESENCIAL:

  1. Fazer o pedido em uma das unidades de atendimento da Secretaria da Saúde - SESAU; 
  2. apresentar os documentos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista necessários para a solicitação desejada (veja a listagem de documentos);
  3. preencher o cadastro com os dados da pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
  4. acompanhar o andamento do pedido por meio do Portal de Serviços e dos canais de atendimento; 
  5. atender as pendências que possam surgir; .
  6. aguardar a resposta sobre o pedido.
Secretaria da Saúde (SESAU)
Superintendência da Rede de Cuidados a Pessoa Com Deficiência (SRCPCD)
  • Superintendência da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência – SRCPCD
  • telefone: (63) 3218-1700;
  • endereço da Sede: Secretaria de Saúde do Tocantins – Praça dos Girassóis, Esplanada das Secretarias, S/N CEP 77.015-007.

Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará:

  • Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
  • idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • pessoas com deficiência;
  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas com crianças de colo e obesos;
  • pessoas com transtorno do espectro autista;
  • pessoas com mobilidade reduzida;
  • doadores de sangue.
  • Digital: Imediato.
  • Presencial: 15 minutos, conforme ordem de chegada.
  • A análise do pedido pode levar até 30 dias.
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  • Não há custos para este serviço.
  • Ao solicitar a Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, verifique a documentação para evitar o surgimento de pendências;
  • realizar o preenchimento do cadastro no Portal com todos os dados da pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
  • enviar documentos e informações da pessoa com Transtorno do Espectro Autista para que a emissão da Carteirinha ocorra corretamente.

Conheça mais sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias do Tocantins em: https://www.to.gov.br/cge/ouvidoria-geral-do-estado/5ucazpoed99m

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Saúde (SESAU)
Setor/Departamento: Superintendência da Rede de Cuidados a Pessoa Com Deficiência (SRCPCD)
Favoritar:
Vídeo para teste
Simplificar serviço