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Solicitar Ciproterona para Tratamento de Puberdade Precoce Central

Permite você solicitar o medicamento Ciproterona para o tratamento de Puberdade Precoce em nível ambulatorial, seguindo os critérios definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde (MS). Esses critérios incluem diagnóstico, indicação de tratamento, inclusão e exclusão de pacientes, esquemas terapêuticos, monitoramento e acompanhamento. Os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) são fornecidos pelos Núcleos Regionais de Assistência Farmacêutica (NRAF).

Pessoa Física - Indivíduos com diagnóstico de Puberdade Precoce conforme requisitos de CID: Possuir diagnóstico de Puberdade Precoce Central (CID E22.8).

  • Este serviço pode ser solicitado de forma presencial ou digital.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O SERVIÇO:

Nova solicitação:

  • Documento de identificação com foto, exceto para indígena ou penitenciário;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Cartão nacional de saúde - CNS (cartão do SUS);
  • Comprovante de residência, exceto para indígena ou penitenciário;
  • Descrição clínica detalhada dos sinais e sintomas realizados por endocrinologista ou pediatra;
  • Laudo para solicitação de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica (LME), adequadamente preenchido;
  • Prescrição médica devidamente preenchida;
  • Termo de esclarecimento e responsabilidade - TER;
  • Avaliação da idade óssea segundo método de Greulich-Peyle (radiografia de mãos e punhos);
  • Curva de velocidade de crescimento.

Adequação:

  • Descrição clínica detalhada dos sinais e sintomas realizados por endocrinologista ou pediatra;
  • Laudo para solicitação de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica (LME);
  • Prescrição médica devidamente preenchida;
  • Termo de esclarecimento e responsabilidade - TER;
  • Avaliação da idade óssea segundo método de Greulich-Peyle (radiografia de mãos e punhos);
  • Curva de velocidade de crescimento.

Documentos do responsável:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência; 
  • Informar número de telefone de contato;

 Observação:

O responsável pelo paciente será o último indivíduo designado no LME.

A entrega dos exames/documentos listados abaixo depende da situação clínica do paciente. Esses podem ser exigidos pela unidade de saúde para que a avaliação da sua solicitação seja concluída. Verifique com seu médico a necessidade de entrega desses exames/documentos conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, específico para sua situação clínica.

  • Exame de dosagem de LH após estímulo com GNRH;
  • Exame de dosagem de LH (Hormônio Luteinizante) basal sérico;
  • Exame de ressonância magnética de sistema nervoso central;
  • Laudo de Ultrassonografia de ovário e útero;
  • Laudo de Ultrassonografia de pelve.
  • Relato médico informando sobre reação alérgica local, formação de abcesso estéril com uso do análogo de GnRH ou anafilaxia

 

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO DIGITAL: 

  1. Acessar o Portal de Serviços;
  2. Preencher requerimento digital do serviço;
  3. Anexar documentos e encaminhar os documentos necessários;
  4. Atender eventuais pendência;
  5. Acompanhar cronograma de entrega;
  6. Receber o Medicamento solicitado.

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO PRESENCIAL:

  1. Fazer o pedido em uma das unidades de atendimento do órgão; 
  2. Apresentar os documentos necessários para a solicitação desejada (veja a listagem de documentos); 
  3. Acompanhar o andamento do pedido por meio do Portal de Serviços e dos canais de atendimento; 
  4. Atender as pendências que possam surgir; 
  5. Aguardar a resposta sobre o pedido. 
Secretaria da Saúde (SESAU)
Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF)
  • Endereço: Quadra 104 Norte, Avenida LO-04, conjunto 04, lote 46, Centro, Cep 77.006-032
  • Telefone: (63) 3218 3200

Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará:

  • Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas com crianças de colo e obesos;
  • Pessoas com transtorno do espectro autista;
  • Pessoas com mobilidade reduzida;
  • Doadores de sangue.
  • Digital: Não há fila;
  • Presencial: até 40 minutos, conforme ordem de chegada.
  • Até 60 dias.
Não há.
  • Não há taxas para este serviço.
4___CARTA___ANEXO_1___RELACAO_DE_EXAMES_E_DOCUMENTOS.pdf - Descrição resumida: Relação de Exames e Documentos - Descrição detalhada:
  • Ao solicitar o serviço, verifique se a documentação está completa e atende aos requisitos para solicitação.
  • Fique atento às notificações de pendência que possam surgir.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Saúde (SESAU)
Setor/Departamento: Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF)
Favoritar:
Simplificar serviço