PORTAL DE SERVIÇOS

Encontre os serviços que você procura de forma rápida e fácil.

Pesquise por serviços ou palavras relacionadas ao que procura
Voltar

Emissão de DARE de IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

Esse serviço tem como objetivo a obtenção de informações e emissão do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), via internet, no site da SEFAZ ou nas Agências de Atendimento do domicílio fiscal do contribuinte.

Pessoa Física.

  • Ser proprietário ou terceiros (mediante procuração) de veículo automotor, exceto os isentos por lei. 
Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
Protocolo (PROT-SEFAZ)
  • Constituição Federal Art. 155, III, - Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: 

III - propriedade de veículos automotores. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993). 

  • Código tributário do Estado do Tocantins aprovado pela Lei nº 1.287, de 28 de dezembro de 2001, atualizado até a MP nº 26, de 28 de dezembro 2013. 

Os processos são tratados por ordem de protocolização (chegada). Não há critérios de preferência. Contudo, em caso de filas, o atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.

Por ordem de chegada exceto para os atendimentos preferenciais.

Presencial: Até 15 minutos; Digital: Imediato.

Não há.
  • Não há taxas para o serviço.
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo. 
  • Fique atento para as notificações de pendências.

Conheça mais sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias do Tocantins em: https://www.to.gov.br/cge/ouvidoria-geral-do-estado/5ucazpoed99m

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
PRESENCIAL
Categoria: Finanças, Impostos e Gestão Pública
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
Setor/Departamento: Protocolo (PROT-SEFAZ)
Favoritar:
Simplificar serviço