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Solicitar 1ª ou 2ª Via da Carteira de Identidade Nacional - CIN

Permite você solicitar a emissão da carteira de identidade nacional, seja na 1ª via ou 2ª via. A Carteira de Identidade é emitida por órgãos de Identificação dos Estados, do Distrito Federal, tem fé pública e tem validade em todo o território nacional.

Pessoa Física.

  • Pessoa já inscrita no CPF, obrigatório apresentar comprovante de inscrição;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Português beneficiado pelo disposto no § 1º do art.12 da Constituição Federal.
  • Qual o prazo de entrega da CIN?

R. O prazo é de 30 dias para a capital e o interior com o prazo de 90 dias.

  • Qual o custo do serviço?

R. Para emissão da 1ª via da CIN, não há custos a emissão da 2ª via há um custo no valor de R$25,00.

Secretaria da Segurança Pública (SSP)
Protocolo - Instituto de Identificação (PTC/II/SPC/SSP )
  • Telefone: (63) 98145-0169.
  • Presencial: Na Unidade da Identificação da SSP onde foi feita a solicitação.
  • Site: www.ssp.to.gov.br/servicos
  • Lei Federal 7.116 de 19 de agosto de 1983 - Assegura a validade nacional as carteiras de identidade;
  • Decreto 10.977 de fevereiro de 2022 - Regulamenta a lei 7.116 de procedimento e requisitos para a carteira de identidade;
  • Lei 9.454 de 7 de abril 1997 - Institui o número único de registro de identidade civil;
  • Lei de 6.015 de 31 de dezembro de 1973 - Dispões sobre os registros públicos;
  • Lei 9.049 de 18 de maio de 1995 - Faculta o registro nos documentos pessoais de identificação das informações que especifique.

Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas, o atendimento presencial priorizará:

  • Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
  • idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • pessoas com deficiência;
  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas com crianças de colo e obesos.
  • pessoas com transtorno do espectro autista;
  • pessoas com mobilidade reduzida;
  • doadores de sangue.
  • Presencial: 15 minutos;
  • Digital: Imediato.
  • Capital - Até 30 dias; 
  • Interior - Até 90 dias.
Não há.
  • 1ª Via gratuita;
  • 2ª Via taxa de R$ 25,00.
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo;
  • Fique atento para as notificações de pendências.

Conheça mais sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias do Tocantins em: https://www.to.gov.br/cge/ouvidoria-geral-do-estado/5ucazpoed99m

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Justiça e Segurança
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Segurança Pública (SSP)
Setor/Departamento: Protocolo - Instituto de Identificação (PTC/II/SPC/SSP )
Favoritar:
Simplificar serviço