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Validação de certificados

Este serviço tem como objetivo validar os certificados de alunos ou instrutores de Instituições Credenciadas e Centros de formações.

Pessoa Física - Instrutor de CFC Pessoa jurídica - Instituição credenciada e CFC`s
  • Possuir idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos de idade;
  • O candidato deve possuir o curso para o qual deseja validar o certificado.
Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
Gerência de Educação de Trânsito (GETRANS)
  • Telefone Call Center: (63) 3218-3018 
  • Site: https://www.to.gov.br/detran 
  • Endereço de atendimento: Unidade de atendimento do DETRAN-TO, sede.
  • Endereço sede: Q. 401 Norte – Av. NS-01 N (Antiga ARNO 41), Lotes 01 a 10 – Conjunto 02 – Plano Diretor Norte, Palmas – TO, 77001-670
  • Lei Federal N° 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Institui o Código de Trânsito Brasileiro;
  • Resolução CONTRAN N° 168, de 14 de dezembro de 2004 – Estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências;
  • Portaria DETRAN N° 782, de 30 de novembro de 2015 - Dispõe sobre a vinculação e inserção dos Cursos de Especialização e Atualização aos prazos de validade dos Exames Médicos e Avaliações Psicológicas na Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

 

Os processos são tratados por ordem de protocolização (chegada). Não há critérios de preferência. Contudo, em caso de filas, o atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.
Presencial: 20 à 50 minutos. Digital: Não há filas.
15 dias.
Não há.

Não há custos e despesas para este serviço.

  • https://www.to.gov.br/detran/contatos/6rp9e6qt1pdi
  • https://www.to.gov.br/detran/jari/5x319lvpu5dd
  • https://sga.to.gov.br/sga/login
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Detran
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Cidadão
Empresa
Órgão/Entidade: Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
Setor/Departamento: Gerência de Educação de Trânsito (GETRANS)
Favoritar:
Simplificar serviço